Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br
Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

ATIVIDADE 3.4 - Projeto de trabalho em sala de aula com integração de tecnologias ao currículo.


ATIVIDADE 3.4  
Data: 06/10 – a – 06/12/2012.
Professores: Emílio Dequeixes Junior Lucileide Nascimento Garcia.
Unidade Escolar: C.E Francisco Alves II.
Projeto Interdisciplinar: Educar para prevenir a violência escolar – (Usos tecnológicos).
Modalidade / Nível de Ensino: Ensino Médio 3ª anos.
Componente Curricular: Ciências Exatas – ( Matemática).
Tema: A violência Escolar.
Autores: Série 3ª anos –(A) e (B) do Ensino Médio – Vespertino.

Dados das Aulas:
*O que o aluno poderá aprender ao realizar estas aulas– (projeto);
*Democratizar o uso dos recursos tecnológicos na disciplina das ciências exatas (Matemática ), perseguindo um ensino aprendizagem de leitura e escrita de forma dinâmica e lúdica com o auxílio de experiências próprias vivida sobre violências;
*Utilizar os recursos do editor de programa (Excel) para criação dos gráficos ou tabelas;
*Descobrir os meios de utilização de software, permitindo o desenvolvimento da criatividade;
Realizar leitura on-line de textos relacionados ao tema com uso de software;
*Duração das atividades: 2 – meses (128 horas aulas).

*Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
O professor pesquisará na Internet os sites com pesquisa , palestra contos e os recursos que facilitarão a aprendizagem dos alunos, como vídeos e sites com textos atrativos que tenham som, imagem animação e fará cópia do textos de acordo com os temas ,para distribuição e leitura em sala. Após este momento a professora explica e promove debates instigando as crianças a levantarem questionamentos relevantes ao tema .O projeto será realizado ao longo da semana, podendo ser estendido de acordo com o interesse e a necessidade.
*Estratégias e recursos da aula:
Num segundo momento o professor levará os alunos ao laboratório de informática para apresentar o site e propor a leitura dos textos com som, imagens e animação e apresentará o software Drawing for Children no qual os alunos realizarão uma produção textual. Três a três em cada computador os alunos deverão digitar as suas considerações com interação do trio, norteados pelos textos ouvidos e lidos on-line. Após a produção e a correção dos textos pelos alunos com a ajuda do professor e a ferramenta ortografia e gramática, os relatórios deverão ser impressas e expostas no cantinho de leitura e também transcritas para o caderno de produção com ilustrações criada pelos alunos.

Recursos Complementares:
Material de uso comum: (Livros, Revistas, Jornais etc);
Laboratório de informática: (Internet);
www.comercialdigital.com.br/Sargy/Power%20Pont%20.../sargy_02.pp

Avaliação:
*A avaliação será continua por meio de observação feita pela equipe, relacionando o progresso dos alunos com o hábito da leitura, a capacidade de interpretação de textos e a contribuição do uso inteligente do computador para construção do conhecimento.
Referências bibliográficas:

      ALÃO, Ana Paula (1990). As mudanças na condição femenina e na família. In REIS, Antonio. (Dir.) Portugal contemporáneo. Lisboa: Pub. Alfa. Vol. 6.
      ARIÈS, Philippe (1988). A criança e a vida familiar no Antigo Regime. Lisboa: Relógio D’Água Editores.
      ARREGI GOENAGA, F. (1998). Los Jóvenes y la violencia. In PANTOJA (Org.). Nuevos espacios de La educación social. Bilbao: Universidade de Deusto.
      Convenção sobre os direitos da criança. [Consulta 2004-04-13].
      Disponível na Internet: //http//: www.giea.net/legislacao.net/internacional/convencao_direitos_crianca.htm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br